Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Palavras da coordenadora da equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gil Vicente


Fantasma: folha ou cartão que se coloca no lugar
de um livro tirado de uma prateleira de biblioteca.

Petit Larousse


A Biblioteca Escolar do Castelo disponibiliza aos seus utilizadores, as crianças do JI e os alunos da EB1 do Castelo, uma pequena coleção constituída por algumas centenas de livros. Desde a inauguração desta biblioteca, em maio de 2011, os livros deste espólio têm sido lidos, relidos, manuseados, recontados e até ilustrados. De cada vez que os nossos leitores retiram um deles do lugar que ocupa nas estantes, é colocada uma cartolina colorida a marcar o seu sítio exato. Um desses livros saiu também da sua prateleira para conquistar a atenção das vinte crianças da turma do 2º ano da manhã: Bichos, bichinhos e bicharocos, da autoria de Sidónio Muralha, Júlio Pomar e Francine Benoit.

Através da professora da turma, Ariana Furtado, tivemos conhecimento do trabalho que iria ser feito, a propósito deste livro, com dois elementos do coro da Casa da Achada, Pedro Boléo e Susana Baeta. Ao juntarmo-nos a esta parceria, considerámos que a participação da Biblioteca Escolar do Castelo poderia assumir a forma de uma exposição que reproduziria os textos produzidos pelos alunos a partir da pesquisa e do tratamento de informação sobre os três autores do livro. Deste trabalho de literacia da informação, uma das principais áreas de intervenção das bibliotecas escolares, resultaram as biografias que aqui se apresentam. Nasceu assim, desta ideia simples, o título da exposição: 1 livro, 3 autores.

Aos textos elaborados pelos alunos, juntou-se uma série diversificada de outros trabalhos realizados na sala de aula, numa espécie de peugada dos três autores do livro e das vertentes artísticas que os tornaram conhecidos: literatura, pintura e música. Os trabalhos produzidos permitiram potenciar a ideia inicial da exposição e mostrar o que é possível fazer a partir de uma obra que, com mais de sessenta anos de existência, mantém, no entanto, uma grande atualidade.

Em breve, o livro irá ocupar de novo o seu lugar nas estantes. E, logo, logo, será substituído por mais um fantasma colorido. Que a este se sucedam muitos e muitos outros.


Maria João Queiroga
Coordenadora da equipa da Biblioteca Escolar
Agrupamento de Escolas Gil Vicente

Sem comentários:

Enviar um comentário